Episódio 105: Loiane Groner

Loiane Groner

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

Nossa convidada de hoje é full-stack developer com mais de 10 anos de experiência, trabalhou com desenvolvimento Java na IBM e atualmente é developer no Citibank. É uma das pessoas mais influentes na comunidade JavaScript no Brasil, palestrante e organizadora de alguns eventos nessa área, autora de 7 livros e também tem um canal no Youtube com cursos online gratuitos de Java, Angular, Ionic e Javascript. É com grande prazer que nós recebemos nossa convidada, Loiane Groner.

Para não perder o costume, começamos perguntando como a Loiane conheceu a área de TI e como ela iniciou na carreira de desenvolvimento de software. Em seguida, perguntamos se a Loiane já sofreu algum tipo de preconceito ou dificuldade na área por ser mulher, pois como mencionamos no episódio 99, programadoras do Facebook passaram por essas dificuldades.

Continuando, perguntamos o que e full-stack developer e quais são as responsabilidades, tecnologias e skill que uma pessoa precisa dominar para assumir este cargo.

Hoje em dia encontramos vários frameworks e abordagens para desenvolvimento front-end. Por isso, perguntamos quais as tecnologias a Loiane recomenda estudar para quem quer se especializar em front-end.

No mundo do desenvolvimento mobile também encontramos varias tecnologias: Xamarin, Cordova, Ionic, Corona e outros. E também várias abordagens como os Progressive Web Apps (PWA), que foi mencionado no episódio 96. Para ajudar quem esta começando nesta área, perguntamos para a Loiane quais a tecnologias ela indicaria e se ela acredita que o modelo PWA vai dominar sobre as native apps.

Perguntamos para a Loiane sobre os problemas do JavaScript e como evitá-los. Uma vez que a adoção das especificações mais atuais do ECMAScript demoram um pouco para serem incluídas nos navegadores. Também perguntamos se alguma outra linguagem de programação atrai o interesse dela.

Não podíamos deixar de perguntar sobre os 7 livros que a Loiane escreveu. Conversamos sobre como foi o processo de escrevê-los, como ela busca inspiração, quais a tecnologias utilizadas para escrever os livros, se ela já pensou em escrever um livro de género não técnico e se ela se espelha em algum escritor quando escreve os seus livros.

Além de escrever os livros, a Loiane também possui um site e um canal no YouTube com cursos online gratuitos. Vale a pena conferir todo o material que ela já publicou e vai publicar, tivemos vários comentários no chat durante a gravação recomendado todo o material.

Antes de irmos para o Top 5, perguntamos o que ela gosta de fazer enquanto não está trabalhando, escrevendo livros ou produzindo/ministrando seus cursos. Confira as recomendações que a Loiane deixou no Top 5 de hoje.

Confira a gravação do episódio no vídeo abaixo:

Antes de finalizar o post, não podemos deixar de agradecer a todos que nos deixaram comentários. Se você tem algo a nos dizer, você pode deixar seus comentários aqui no site, ou no Twitter ou no Facebook. Também não esqueça de seguir a Playlist do Castálio Podcast e assinar nosso canal do YouTube.

Até o próximo episódio!

Contato

Top 5


Comments

comments powered by Disqus