Episódio 116: Tech News

Tech News

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

Hoje trazemos um Tech News com novidades do mundo de desenvolvimento de software e também dicas de cursos, eventos e novas bibliotecas para as linguagens Python e Lua.

Escute enquanto lê os show notes


Tech News

  • O Jeferson do canal Linux Tips (que foi nosso entrevistado no episódio 109) está publicando gratuitamente o Curso Descomplicando Docker.
  • O grupo Rust Lang Brasil no Telegram iniciou há algumas semanas as lives no Youtube que acontecem todas as terça-feiras às 22h no Canal Rust BR. Todos interessados em aprender Rust estão convidados a participar via Youtube e também colocar a mão na massa nos exercicios do exercism, que são resolvidos via tmate durante a transmissão.
  • Kenneth Reitz, o desenvolvedor da conhecida bibliteca requests, lançou um novo projeto chamado setup.py com a intenção de ser um exemplo prático e bem escrito de configuração para distribuição de pacotes em Python.
  • Também relacionado com a publicação de bibliotecas Python, falamos sobre o Flit, que também foi tema de um Artigo publicado no blog do Bruno Rocha, e que é uma ferramenta para simplificar a distribuição de pacotes Python sem a necessidade de um arquivo setup.py.
  • O Elyézer participou de um episódio do opencast sobre o FISL 18 que foi adiado e acontecerá somente no ano que vem. Neste episódio também esteve presente o Sady que é um dos organizadores do evento.
  • O Pexpect é uma biblioteca escrita em Python que ajuda a rodar e controlar comandos de console. Ela permite responder a padrões esperados nas saídas dos comandos (utilizando RegExp) permitindo a automatização da interação com aplicativos de linha de comando.
  • Mais um projeto interessante do Kenneth Reitz é o pipenv, que é descrito no próprio repositório como o casamento sagrado entre Pipfile, Pip e Virtualenv. Este projeto utiliza o Pipfile, um formato alternativo ao requirements.txt e que tem um maior controle na gestão de dependências. Entre as features do pipenv estão, a criação automática de um ambiente virtual, a criação automática de um arquivo de dependências assim que novos pacotes são instalados e a criação de um arquivo determinístico com o lock das versões das dependências que também tem suporte a verificação de hashes.
  • Aconteceu em SP o Workshop de Flask do Grupy-SP. Neste workshop o material utilizado no treinamento de Flask do CursoDePython.com.br foi apresentado aos participantes e o código fonte disponibilizado no github do Workshop de Flask.
  • Do Workshop de Flask surgiu o desenvolvimento de uma nova extensão para o Flask, o Flask Simple Login, que traz uma forma bem fácil de inserir controle de acesso com usuário e senha a sites feitos em Flask.
  • O Telegram Bot Lua é um framework para desenvolvimento de bots para Telegram. Basta executar o webserver integrado em um servidor, configurar as chaves da API do Telegram e o bot estará em funcionamento. Por ser desenvolvido com a Linguagem Lua, o bot é bem fácil de ser customizado com novas ações. O Mattata é um bot que já possui diversas funcionalidades e foi escrito usando este framework.

Sorteio de Ingressos para a RubyConf

A RubyConf, maior conferência brasileira de Ruby acontecerá na Fecomercio em São Paulo nos dias 17 e 18 de Novembro, os ingressos já estão à venda e nós sorteamos 2 ingressos neste episódio e também disponibilizamos o cupom PRC_Castalio que concede 30% de desconto na compra do ingresso, à partir do segundo lote.

Já sorteamos 6 ingressos e ainda sortearemos mais 4 e para concorrer basta preencher o formulário e estar inscrito no canal do YouTube.

Pessoas que já foram sorteadas:

  • Carlos HB
  • Matheus Pellegrini Fernandes
  • Marcos André de Souza
  • Josué Carvalho Rodrigues
  • Paulo Henrique Pinheiro
  • Thiago Lopes

Link do último sorteio

Assista a gravação deste episódio

Como sempre, nossa entrevista foi gravada ao vivo no nossa canal no Canal do YouTube do Castálio Podcast e para ver a gravação deste episódio confira o vídeo abaixo:

Antes de finalizar o post, não podemos deixar de agradecer a todos que nos deixaram comentários. Se você tem algo a nos dizer, você pode deixar seus comentários aqui no site, ou no Twitter ou no Facebook. Também não esqueça de seguir a Playlist do Castálio Podcast e inscrever-se no o Canal do YouTube do Castálio Podcast.

Até o próximo episódio!

Escute agora

Tags

docker linux tips rust rustlang tmate setup.py kenneth reitz flit poet fisl sady fisl18 opencast pexpect pipenv pipfile pip pypi pypa python python-guide flask fs2w grupy cursodepython flask simplelogin login canalrustbr telegram bot lua lualang mattata rubyconf

Comments

comments powered by Disqus