Episódio 123: Ambiente de Desenvolvimento - Parte 2

Ambiente de Desenvolvimento - Parte 2

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

Neste episódio continuamos a falar do nosso ambiente de desenvolvimento. Se você ainda não ouviu na primeira parte falamos sobre nosso shell, sistema operacional e algumas configurações de nossos ambientes. Nesta parte vamos focar e falar sobre nossos editores de texto, alguns plugins, configurações e recursos que usamos. Alem disso, deixamos outras dicas como, por exemplo, se deve usar o Git com chave SSH ou usuário e senha e também alguns atalhos úteis para quem utiliza o terminal.

Escute enquanto lê os show notes!

Recados

  1. A temporada 2017 do Castálio vai até 30/10/2017 e então faremos uma pausa de 2 meses até Janeiro de 2017, confira em nossa agenda.
  2. Utilize o cupom de desconto PRC_Castalio e compre seu ingresso para a RubyConf com 30% de desconto.

Tópicos abordados neste episódio

  • O Og comentou sobre seu editor, o Emacs, e alguns dos plugins que ele utiliza como o Magit e OrgMode.
  • O Elyézer falou sobre o Vim e alguns do plugins que utiliza como o vim-fugitive, vim-gitgutter e o vim-ctrlp. Ele também comentou sobre o por que de um editor modal ser ate considerado bom em termos de ergonomia e como buscar e navegar na documentação do Vim.
  • O Bruno mostrou que utiliza alguns editores como Geany, PyCharm, nano e VSCode. Ele também utiliza o direnv para criar ambientes virtuais para cada um de seus projetos e a ativação e desativação desses ambientes acontece quando o diretório do projeto e acessado ou deixado respectivamente.
  • Falamos também como acessamos um repositório Git no Github, se utilizamos uma chave SSH ou usuário e senha.
  • No final foi comentado sobre alguns atalhos do terminal para facilitar a entrada de comandos:
    • Ctrl + a: move o cursor para o inicio da linha
    • Ctrl + e: move o cursos para o final da linha
    • Ctrl + k: apaga desde a posição do cursor ate o final da linha
    • Ctrl + w: apara a palavra anterior ao cursor
    • Ctrl + r: pesquisa no histórico de comandos fazendo o match em qualquer parte do comando. Ctrl + p e Ctrl + n podem ser utilizados para ir para o comando encontrado anterior e posterior respectivamente.

Assista a gravação deste episódio

Este episódio foi gravado ao vivo em nosso canal no YouTube e você pode assistir a gravação e os demos no video abaixo:

Gostaríamos de agradecer a todos que ouviram e participaram ao vivo no Youtube e se você tem algum comentário ou sugestão por favor comente em nossas redes sociais no Twitter ou no Facebook. E também siga nossa Spotify Playlist e e não se esqueça de inscrever-se no Canal no YouTube.

Até o próximo episódio!

Contatos

Bruno Rocha

Bruno Rocha

Elyézer Rezende

Elyézer Rezende

Og Maciel

Og Maciel

Escute Agora

Tags

ambiente de desenvolvimento editor ide programação python shell vim vscode emacs direnv git magit orgmode vim-gitgutter vim-fugitive vim-ctrlp geany pycharm visual studio code nano dotfiles vimrc emacs.d

Comments

comments powered by Disqus