Episódio 76: Book Review e Python Packages

H.P. Lovecraft's Book of the Supernatural

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

Hoje trazemos um episódio num formato diferente: vamos fazer um book review e também falar sobre as novidades da semana no mundo Python. Aproveitamos para agradecer a todos que participaram da nossa enquete no Twitter apoiando a idéia de trazer o book review.

Para dar o pontapé inicial deste novo segmento, Book Review, o Castálio Podcast recomenda o livro H.P. Lovecraft's Book of the Supernatural editado por Stephen Jones. Mas antes de falar sobre o livro, eu preciso confessar algo: eu, Og Maciel, sempre evitei qualquer livro que falasse sobre terror ou qualquer tema macabro! Pronto, falei! Acho que na minha infância eu fiquei meio que "overloaded" depois de assistir tudo quanto é filme de terror que saiu nas décadas de 1980 e 1990! Sim, eu lí algumas histórias do Edgar Allan Poe e Stephen King quando era garoto, mas depois eu simplesmente não senti mais vontade de assistir ou ler nada do gênero.

Tudo isso mudou este ano... aqui no trabalho eu tenho um amigo, David Davis, que não somente é fissurado por leitura, mas também se "especializa" no gênero Weird Fiction. De vez em quando nós nos encontramos para tomar um café e conversar sobre livros, e com o passar do tempo, o entusiasmo dele pelo gênero me contagiou e eu comecei a procurar (e comprar) livros de escritores que anteriormente eu não teria considerado.

Bem, o livro recomendado hoje é uma coleção selecionada pelo escritor (já falecido) H. P. Lovecraft contendo 20 histórias escritas por autores variados, alguns mais conhecidos que outros, e com teor de horror e macabro para todos gostos. Eu ainda estou lendo o livro (falta pouco para terminar), mas estou gostando muito. Até agora eu não lí nada que não me deixasse dormir a noite, mas se você lembrar que muitas destas histórias foram escritas no comecinho do século passado, dá para apreciar o efeito que elas provavelmente tiveram naquela época.

O melhor de tudo, na minha opinião? Descobrir outros escritores que eu nunca escutei antes, como Arthur Machen, Ambrose Bierce e William Hope Hodgson, dentre outros! Eu fortemente recomendo este livro e qualquer outro livro escrito pelos autores aqui citados, lembrando qua a grande maioria deles pode ser encontrado completamente FREE no site Project Gutenberg. Aproveito também para perguntar aos nossos ouvintes: Quem foi/é o Edgar Allan Poe ou H. P. Lovecraft brasileiro???

Depois do Book Review, o Bruno e o Elyézer comentam sobre as novidades da semana no mundo Python:

Pyston 0.6

Lançada a versão 0.6 do Pyston, o interpretador Python com Just In Time (JIT) compiler desenvolvido pelo Dropbox (e que tem o Guido como um dos membros do time).

  • Otimizado para Numpy (7x mais rápido que o Cpython).
  • Não é um interpretador de uso geral, mas quem está precisando de melhor desempenho com Numpy, Scikit Learn etc é bom ficar de olho.

Python 3.6b4

O Guido anunciou a versão beta 4 do Python 3.6, são 16 PEPs que entrarão nesta versão. Alguns destaques são:

  • Preserving keyword argument order
  • F string
  • __init_subclass__
  • Dict versioning
  • Async comprehensions

Post sobre AsyncIO

O Blog hackernoon publicou (em inglês) um dos melhores artigos/tutorias abordando o AsyncIO, não se desespere se você ainda esta começando com o inglês, pois o Bruno postou em seu blog a tradução em português do artigo.

Mypy 0.4.6

A versão 0.4.6 do Mypy foi lançada. O Mypy é nova versão do interpretador Python com tipagem estática opcional que está sendo desenvolvido também pelo próprio Guido (e que dizem que é o projeto do Python 4)

Cheat... CheatSheet... Sheet... Shit...

Calma, não é nada disso que você está pensando. Antes de falar do projeto, temos que deixar claro o fato de CheatSheet ser difícil de falar em inglês, e não ser confundido com "shit" (a tradução fica por sua conta :)).

Agora que tudo esta esclarecido, vamos falar sobre Python Sheets, que é um site com vários "guias de referência" para vários pacotes e recursos do Python.

Escute Agora

Até o próximo episódio e não esqueça de deixar seus comentários aqui no site, ou no Twitter ou Facebook.

Tags

book review python

Comments

comments powered by Disqus