Gabriel Engel - Rocket.Chat

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

Hoje conversamos com o Gabriel Engel que é o fundador da empresa Rocket.Chat, co-fundador da Konecty, ex-Senior Product Manager at Vodafone Group PLC, é de Porto Alegre (mas já morou em Londres).

Em nossa conversa, o Gabriel nos conta sobre o Rocket.Chat, que inicialmente começou como um fork Open Source do Slack, mas que hoje em dia provê muito mais recursos, já que várias pessoas estão contribuindo com o projeto. Isso tudo fez com que o Rocket.Chat se tornasse uma plataforma de comunicação onde é possível se comunicar via texto, áudio e vídeo.

Conversamos sobre os recursos que o Rocket.Chat oferece atualmente, como possibilidade de integração com outros serviços, criação e utilização de bots, definição de diversos níveis de notificação e status, acesso ao sistema utilizando clientes no browser e smartphones, entre outros.

Depois de conhecer o que é o Rocket.Chat e o que ele oferece, conversamos sobre as tecnologias utilizadas no projeto. Ele é escrito inteiramente em JavaScript utilizando Node.js, o framework fullstack Meteor, usa o MongoDB como banco de dados, usa o Electron nos aplicativos de Desktop e Cordova nos aplicativos Mobile.

Você já deve estar ansioso para testar o Rocket.Chat, não se preocupe, pois existe o Demo do Rocket.Chat onde você pode testá-lo. Lá você sempre encontrará a última versão disponível e poderá testar todos os recursos.

Em seguida mudamos um pouco o assunto e falamos sobre o início do projeto. O Gabriel nos conta se o Rocket.Chat começou como um projeto open source e depois se tornou uma empresa ou se começou como um produto e teve seu código aberto posteriormente. Ele também nos conta como foi os desafios de quando o projeto se tornou popular, e pode acreditar, os desafios já começaram na primeira semana que o demo foi publicado.

Se você interessou no projeto, conhece JavaScript ou Node.js e gostaria de receber para trabalhar no Rocket.Chat, então temos uma boa notícia: o Gabriel nos disse que pretende aumentar o time de desenvolvimento, o que significa que estará procurando candidatos para contratar. Mas não fique triste caso não conheça as tecnologias, pessoas que conhecem outras linguagens e estão dispostas a aprender JavaScript também está valendo.

Como sempre assunto foi o que não faltou, mas não poderíamos deixar de ter Top 5. Com isso finalizamos o nosso episódio e esperamos que você tenha gostado.

Mas antes de finalizar o post, não podemos deixar de agradecer a todos que nos deixaram comentários. Se você tem algo a nos dizer, você pode deixar seus comentários aqui no site, ou no Twitter ou no Facebook.

Até o próximo episódio!


Comments

comments powered by Disqus