As Vinhas da Ira por John Steinbeck

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje o Og nos traz um book review do livro As Vinhas da Ira por John Steinbeck. Também trazemos algumas notícias, pacotes e projetos que valem a pena comentar e compartilhar.

Antes de começar, gostaríamos de desejar um feliz e próspero ano novo para todos os nossos amigos e ouvintes. Obrigado por todos os comentários e indicações, o Castálio é feito por todos nós e por isso a sua participação é muito importante para o podcast. Que em 2017 agente consiga ter ainda mais entrevistas, book reviews e novidades da semana inspiradoras.

Começamos hoje com uma pequena dica de Python, ou melhor, pip. Você pode criar um cache local de pacotes utilizando a opção --download do pip, com isso você pode ter seu backup de pacotes. Para salvar os pacotes em um diretório especifico você pode executar:

pip install --download=/caminho/do/diretorio -r requirements.txt

Depois quando quiser usar o seu cache local, basta rodar:

pip install --no-index --find-links=/caminho/do/diretorio -r requirements.txt

Com isso o pip não irá fazer nenhum download e usará os pacotes salvos no diretório.

Depois dessa pequena dica, falamos sobre as novidades da semana:

Maya

Maya é um projeto escrito em Python pelo Kenneth Reitz (nosso entrevistado da semana passada). Ele facilita trabalhar com datetimes pois o Maya faz todo o trabalho pesado de lidar com timezones e permite que você foque no que realmente importa: importar ou exportar dados de datetime nos formatos para humanos e máquinas. O Kenneth fez um post com uma introdução ao Maya.

Surprise

Surprise é uma biblioteca em Python para análise preditiva para sistemas de recomendação.

PyTone

PyTone é um jokebox com interface baseada em ncurses (terminal). Ele oferece vários recursos entre eles crossfading, seleção de música simples, playlist editável, mostra informações sobre a música atual (lê os metadados), seleção de músicas aleatórias e inteligente (que leva em consideração a avaliação e a última vez que a música foi tocada) entre outros.

O projeto é um pouco antigo (Python 2.5) mas é bem interessante a proposta.

q : Quick-and-dirty debugging output for tired programmers

q é uma biblioteca que auxilia na geração de mensagens de debug rápidas. As mensagens são escritas em arquivos ($TEMPDIR/q) e basta apenas incluir a seguinte linha para adicionar uma mensagem: import q; q("mensagem").

A biblioteca também permite fazer o trace de funções (informações de argumentos e valor de retorno) utilizando o decorator @q antes da definição da função. Também permite iniciar uma seção interativa no ponto em que a linha import q; q.d() for adicionada no código.

Para uma demonstração em vídeo, assista ao lightning talk sobreo q

Novidades

Vamos deixar algumas novidades e links interessantes:

Book Review: As Vinhas da Ira

Fechamos o episódio com o book review feito pelo Og. O Og tem uma identidade com a história apresentada no livro pois ele passou por momentos similares aos apresentados no livro quando se mudou para os Estados Unidos.

A história do livro se passou durante a grande depressão e conta a história de uma família pobre que foi expulsa de sua propriedade devido a mudanças na atividade agrícola, a seca, dificuldades econômicas e execução de dívidas pelos bancos. Por isso a família partiu de Oklahoma para a Califórnia em busca de emprego, terra, dignidade e um futuro.


Comments

comments powered by Disqus