36 books that changed the world

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje temos um convidado, o Rafael Rosa Fu que aceitou nosso convite e fez 2 book reviews, um falando sobre o livro "36 Books that Changed the World" e outro sobre o "The Martian Chronicles".

A dica de Python da semana é sobre testes, mais especificamente sobre o uso do subTest que é um context manager que foi adicionado ao módulo unittest do Python3.4 e que já estava disponível no 2.7. Usando o unittest e o subTest possibilita que em um mesmo test case várias iterações de um loop sejam testadas tendo seu resultado acumulado ao invés de sair na primeira falha. O Elyézer preparou o seguinte exemplo:

def par(n):
    """Verifica se o número é par"""
    return n % 2 == 0

def test_todos_par(self):
    """Testa se todos os números da lista são pares"""
    for n in (0, 2, 3, -2, 4):
        with self.subTest(n=n):
            self.assertTrue(par(n))

Sem o uso do subTest o teste acima iria parar de ser executado na primeira falha, ou seja, quando o n recebesse o valor 3, mas usando o subTest garantimos que todos os números da lista serão testados e o caso de falha será informado apenas ao final quando sair do contexto do subTest.

Depois dessa pequena dica, falamos sobre as novidades da semana:

Projetos e Pacotes

  • Python 3.6.0

    Foi lançada a versão final do Python 3.6.0 contendo todas as novidades que já mencionamos no episódio 76

  • typing

    Já haviamos falado sobre o MyPy que traz a opção de tipagem e também sobre os annotations do Python 3.x, mas agora você pode também utilizar este recurso em versões anteriores instalando a bilbioteca typing

  • Kite

    Imagina fazer pair programming com uma inteligência articial? É isso que o Kite oferece. Com plugins para os principais editores, o Kite utiliza de A.I para recomendar o que você deve fazer em seu código e mostra informações relevantes sobre o trecho digitado. Você digita import r e antes de completar o nome do módulo ele já te mostra uma lista de todos os pacotes mais populares iniciados com a letra r e exibe dicas sobre estes pacotes.

  • Grumpy

    O pessoal do Google lançou um novo runtime para Python escrito em Go, o Grumpy. Eles desenvolveram esta ferramenta para otimizar o YouTube que tem seu front-end e API escritos em Python e para melhorar seu desempenho, criando um runtime onde é possível executar código Python em cima de Go e a vantagem é que com isso você pode fazer from __go__ import qualquer_coisa e então aproveitar os recursos assíncronos da linguagem.

  • Python Mocket

    Mock+Socket, Python-Mocket é uma biblioteca para fazer Mock de sockets e clients http. Por exemplo, quando você precisa testar o client de uma API mas não deseja efetuar chamadas reais, então você usa o mocket para gravar respostas padrão para URLs e Payloads específicos.

  • Colored Logs

    Muito simples, instale o coloredlogs e rode coloredlogs.install() e tenha suas mensagens de log coloridas no terminal.

  • Tkinter

    O Tkinter é uma extensão para usar a linguagem Tcl em Python. Ela serve para criar interfaces gráficas simples que usam o mesmo look and feel do seu sistema operacional. Neste episódio fazemos um convite para participar do Castálio Playground e aprender ou exercitar seus conhecimentos em Python usando o nosso exemplo em Tkinter.

Book Review

O Rafael Rosa Fu é o nosso convidado neste episódio falando sobre estes 2 livros.

  • 36 Books that Changed the World

    Desde o desenvolvimento da linguagem escrita, os livros têm desempenhado um papel central em nossa cultura. Divertindo, Instruindo e Inspirando. Mas um livro pode realmente mudar o curso da história? A resposta é, sim. 36 Livros Que Mudaram o Mundo é uma fascinante coleção de Grandes Cursos elaborada a partir de uma extensa seleção de livros. É um tour intelectual de milhares de anos de história e de civilizações ao redor do globo.

  • The Martian Chronicles

    É um livro de contos de ficção científica de 1950, de autoria do escritor estadunidense Ray Bradbury, cujo tema recorrente é a colonização de Marte por humanos com problemas e eventualmente vindos de uma Terra sob a iminência de ser devastada pela Guerra Atômica. O livro mostra todo o processo da colonização do planeta vermelho com a chegada dos primeiros humanos, até o período onde devido ao descuido e abuso de seus recursos naturais, o planeta começa a entrar em decadencia. Composto de várias histórias, o livro é simplemente fantástico e Ray Bradbury mostra todo o seu gênio trazendo momentos variados como a comêdia, horror e saudozismo para ilustrar como o ser humano destroi mais um planeta.

Escute Agora

Sorteio da Caneca do Castálio

Caneca do Castálio

A nova caneca do Castálio teve sua arte desenvolvida gentilmente pela Karla que faz aquarelas no Emporium Karela e conforme prometido sorteamos uma das canecas entre os ouvintes que comentaram no episódio 81.

Para o sorteio ordenamos os comentários por ordem de data crescente e então usamos o site Sorteador para escolher um número aleatoriamente, e o grande vencedor foi o nosso ouvinte Nuno.

O resultado do sorteio está registrado no seguite link http://sorteador.com.br/sorteador/resultado/446325

Parabéns Nuno, muito obrigado pela sua participação!!!

Escute nossos próximos episódios para saber como adquirir (ou quem sabe ganhar) uma das canecas do Castálio!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.


Comments

comments powered by Disqus