Go Lang

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje trazemos um formato novo de episódio, escolheremos um tema específico e nos concentraremos nele. Mas calma, não para por aí! Além disso, poderemos ter alguns convidados que vão nos ajudar com o assunto, respondendo algumas dúvidas e falando mais sobre ele.

Escute enquanto lê os show notes


Começamos falando sobre a linguagem de programação Go. Ela foi foi criada pelo pessoal da Google e lançada como código livre em 2009. É uma linguagem compilada e otimizada para programação concorrente e tem entre os seus criadores o Ken Thompson, que é um dos criadores do Unix e que junto com Dennis Ritchie ajudou nas primeiras especificações da linguagem C.

Outro dado interessante é que foram o Ken Thompson e o Rob Pike (um dos criadores da linguagem Go) que também criaram o padrão UTF-8, e só com essas informações já dá para imaginar o poder dessa linguagem

Para deixar o bate-papo ainda mais interessante hoje teremos dois convidados:

Thiago Avelino, que já foi entrevistado aqui no Castálio, é matemático, programador, palestrante, mantenedor e colaborador de diversos projetos open source, empreendedor em várias áreas de negócio e atualmente utiliza a linguagem Go em um desses empreendimentos.

Cesar Gimenes é um experiente programador que já atuou na área de educação, trabalhou com games, aplicativos móveis e sistemas embarcados, ativo participante da comunidade de Go no Brasil e organizador do grupo de estudos de Go, trabalha atualmente com Go na Nuveo SmartCloud.

Nessa primeira parte abordamos os seguintes pontos:

  • Por que Go?
  • Onde é recomendado utilizar o Go?
  • Qual a diferença entre concorrência e paralelismo?
  • Ecossistema de frameworks, bibliotecas e a biblioteca nativa do Go.
  • Softwares e empresas conhecidas que estão utilizando Go: Mercado Livre, Magazine Luiza, Dropbox, Docker, YouTube.
  • Como o Mercado Livre diminuiu o número de equipamentos utilizados ao migrar de Grails para Go. Mais informações no post O céu é o limite na utilização de Golang
  • O que o Thiago e o Cesar tem feito com o Go?

Ainda não ouviu? escute agora!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.


Comments

comments powered by Disqus