Episódio 90: Empreender e Programar - Parte 1

Empreender e Programar

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

De programador, empreendedor e de louco, todo mundo tem um pouco! E a maioria dos programadores em um determinado momento de sua carreira acaba tendo várias ideias de empreendimentos que podem resultar em negócios bem sucedidos, mas muitos não vão em frente, ou por falta de incentivo, ou falta de interesse ou de tempo. Por isso, no episódio de hoje falaremos sobre as dificuldades e desafios de ser um programador apaixonado pela tecnologia e ao mesmo tempo empreender em um produto ou empresa.

Escute enquanto lê os show notes


Para nos ajudar a responder algumas questões sobre o assunto, trouxemos 3 excelentes programadores que também se tornaram excelentes empreendedores.

Flávio Juvenal, também conhecido como Palito, é cientista da computação formado pela universidade federal de Pernambuco, já implementou diversos tipo de soluções para startups e inclusive já ocupou o famoso cargo de "sócio técnico". Atualmente o Flávio é empreendedor/programador na Vinta Software Studio.

Filipe Ximenes, mais conhecido como Xima, é formado pela Universidade Federal de Pernambuco, adora programar em Python e Javascript e mantém um projeto open source relacionado a APIs chamado Tapioca Wrapper. Junto com o Flávio, é empreendedor/programador na Vinta Software Studio.

Renato Oliveira, estudou na Universidade Federal de Pernambuco, já foi membro da diretoria da Associação Python Brasil e organizador da Python Brasil [10] realizada em Porto de Galinhas. É empreendedor/programador na LabCodes Software Studio.

Neste episódio abordamos os seguintes tópicos:

  • Pernambuco é o vale do silício brasileiro?
  • Existem incentivos do governo local (Recife) para o empreendedorismo?
  • Estando fora de São Paulo, o centro econômico do Brasil, prejudica ou ajuda em alguma coisa?
  • Qual a maior dificuldade de empreender no Brasil? E qual a dificuldade de empreender fora do país?
  • Qual foi a motivação que os levaram a empreender?
  • Qual o tipo de empreendedorismo que vocês praticam, paixão e estilo de vida ou possibilidade de negócio altamente escalável?
  • Quais tecnologias vocês estão utilizando? E quais projetos vocês estão desenvolvendo?
  • "Sócio Técnico" é cilada?

Ainda não ouviu? escute agora!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.

Tags

empreender empreendedorismo programar programação python python brasil tapioca wrapper porto digital manguezal filipe ximenes flávio juvenal renato oliveira

Comments

comments powered by Disqus