Episódio 92: Linguagem Lua - Parte 1

Linguagem Lua

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje falaremos sobre a linguagem de programação Lua, uma linguagem multi-plataforma e multi-paradigma, leve e extensível, bastante utilizada em software embarcado, games, scripts e plugins. A linguagem foi criada no Brasil, na PUC-Rio em 1993, inicialmente para ser utilizada em um projeto da Tecgraf na Petrobras. Mas devido a sua eficiência e clareza, passou a ser utilizada em outros projetos e então foi disponibilizada para uso geral sob a licença MIT.

Escute enquanto lê os show notes


A linguagem Lua se tornou uma das mais importantes no categoria das linguagens dinâmicas e tem sido adotada como linguagem de script em softwares como Adobe Photoshop, Corona SDK para desenvolvimento mobile, nginx um dos web servers mais utilizados atualmente, o motor de buscas Elastic Search, o Playstation Home e também a grande quantidade de games como Angry Birds, Civilization, Far Cry, Ragnarok e World of Warcraft.

Temos conosco uma convidada para nos ajudar a responder algumas questões sobre a linguagem Lua. Ela é brasileira, engenheira de software na Red Badger em Londres, muito ativa na comunidade Lua, organizadora da LuaConf e do Lua Devroom na Fosdem, mantenedora do LuaSpace, o blog da comunidade Lua, criadora do Sailor web framework, fundadora do grupo Lua Ladies, uma iniciativa para trazer mais mulheres para a programação a partir da comunidade Lua e ela escreve poemas e toca piano nas suas horas vagas. Etiene Dalcol seja bem vinda ao Castálio Podcast!

Neste episódio abordamos os seguintes tópicos:

  • Como a Etiene começou a programar em Lua e como ela se ingressou na comunidade Lua?
  • Qual área Lua se destaca? Sabendo que ela tem implementações para web, mobile, data science, embarcados e games. Qual seria uma recomendação de framework Lua que se destaca nessa área.
  • Como é a comunidade Lua no Brasil?
  • Como está o mercado de trabalho para quem programa em Lua?
  • Lua é recomendada para quem está aprendendo programação?
  • Lua não possui orientação a objetos de forma nativa, porém ela pode ser utilizada através da construção de metatables. Isso seria uma vantagem ou uma desvantagem para a linguagem?
  • O que é MoonScript? Por quê ele existe? Vale a pena utilizá-lo?
  • Qual a licença de uso da linguagem Lua?
  • Como é o modelo de desenvolvimento da linguagem Lua? Foi devido ao modelo ser fechado que surgiram outras implementações como o LuaJIT?
  • Como contribuir para o desenvolvimento da linguagem Lua?

Ainda não ouviu? escute agora!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.

Tags

lua etiene dalcol adobe photoshop corona sdk elastic search playstation home angry birds civilization far cry ragnarok world of warcraft luaconf lua devroom luaspace sailor lua ladies defold löve 2d pico-8 irc stackoverflow programming in lua programando em lua moonscript lapis nginx luajit

Comments

comments powered by Disqus