Linguagem Lua

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje falaremos sobre a linguagem de programação Lua, uma linguagem multi-plataforma e multi-paradigma, leve e extensível, bastante utilizada em software embarcado, games, scripts e plugins. A linguagem foi criada no Brasil, na PUC-Rio em 1993, inicialmente para ser utilizada em um projeto da Tecgraf na Petrobras. Mas devido a sua eficiência e clareza, passou a ser utilizada em outros projetos e então foi disponibilizada para uso geral sob a licença MIT.

Escute enquanto lê os show notes


A linguagem Lua se tornou uma das mais importantes no categoria das linguagens dinâmicas e tem sido adotada como linguagem de script em softwares como Adobe Photoshop, Corona SDK para desenvolvimento mobile, nginx um dos web servers mais utilizados atualmente, o motor de buscas Elastic Search, o Playstation Home e também a grande quantidade de games como Angry Birds, Civilization, Far Cry, Ragnarok e World of Warcraft.

Temos conosco uma convidada para nos ajudar a responder algumas questões sobre a linguagem Lua. Ela é brasileira, engenheira de software na Red Badger em Londres, muito ativa na comunidade Lua, organizadora da LuaConf e do Lua Devroom na Fosdem, mantenedora do LuaSpace, o blog da comunidade Lua, criadora do Sailor web framework, fundadora do grupo Lua Ladies, uma iniciativa para trazer mais mulheres para a programação a partir da comunidade Lua e ela escreve poemas e toca piano nas suas horas vagas. Etiene Dalcol seja bem vinda ao Castálio Podcast!

Neste episódio abordamos os seguintes tópicos:

  • Como a Etiene começou a programar em Lua e como ela se ingressou na comunidade Lua?
  • Qual área Lua se destaca? Sabendo que ela tem implementações para web, mobile, data science, embarcados e games. Qual seria uma recomendação de framework Lua que se destaca nessa área.
  • Como é a comunidade Lua no Brasil?
  • Como está o mercado de trabalho para quem programa em Lua?
  • Lua é recomendada para quem está aprendendo programação?
  • Lua não possui orientação a objetos de forma nativa, porém ela pode ser utilizada através da construção de metatables. Isso seria uma vantagem ou uma desvantagem para a linguagem?
  • O que é MoonScript? Por quê ele existe? Vale a pena utilizá-lo?
  • Qual a licença de uso da linguagem Lua?
  • Como é o modelo de desenvolvimento da linguagem Lua? Foi devido ao modelo ser fechado que surgiram outras implementações como o LuaJIT?
  • Como contribuir para o desenvolvimento da linguagem Lua?

Ainda não ouviu? escute agora!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.


Comments

comments powered by Disqus