Episódio 57: Episódio de Natal - Parte 1


Episódio de Natal - Parte 1

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

Desta vez nós temos um episódio super especial que é o nosso presente de natal para todos vocês que tem nos acompanhado e apoiado desde o começo!

Na semana passada, junto com o Rafael Rosa Fu do Grok Podcast e Magnun Leno do Hack 'n' Cast , nós fizemos o que pode ter sido o primeiro episódio open source do Brasil? A idéia foi a seguinte: existem varias pessoas que fazem podcasts ou gostariam de fazer um mas não sabem como começar ou quais ferramentas usar ou talvez onde/como publicar os arquivos de áudio. Então decidimos fazer um episódio para falar sobre estes temas, e depois o áudio (sem edição) foi publicado dentre os participantes para que cada um possa então editar e publicar o conteúdo da forma e quando quiser. Viva open source!

more ...

Episódio 56: Splinter


No episódio de hoje, eu e o Elyézer conversamos um pouco sobre o Splinter, uma ferramente muito interessante para quem trabalha com a automatização de aplicativos web com python.

Na Red Hat, eu e Elyézer trabalhamos na automatização de testes funcionais do produto Satellite 6, certificando que todos recursos expostos pelas camadas de API, CLI (linha de comando) e UI (interface web gráfica) funcionam conforme as expectativas do design. Uma opção para efetuar estes testes seria fazer um mutirão no trabalho e testar tudo manualmente... mas isso é coisa de iniciante, e todo engenheiro de automatização que se preze eventualmente tenta automatizar tudo.

Apesar de usarmos o Selenium para efetuar testes de interface gráfica, o Splinter é uma excelente alternativa para quem deseja experimentar uma forma bem simples e fácil de interagir com um navegador web (o tal do 'browser'), e é justamente por causa desta facilidade que o episódio de hoje é dedicado ao Splinter.

more ...

Episódio 55: Editor Vim


Editor Vim

Editor Vim

Depois de um longo e tenebroso inverno, estamos de volta ao ar, desta vez para ficar e com algumas novidades.Mas primeiramente, uma explicação sobre o sumiço súbito.

O processo de planejamento, gravação e edição de um podcast requer muitas horas e perseverança para poder correr atrás de assuntos (ou no caso deste podcast, entrevistados), pesquisar para ter um bom "background", e horas e horas editando arquivos de áudio para poder fornecer algo de (espero) boa qualidade para vocês que nos honram com sua presença e apoio. Devido a algumas mudanças no trabalho (algumas promoções com mais responsabilidades e longas horas) e na vida pessoal (o nascimento de minha terceira filha, Iza), eu senti que não teria mais o tempo livre necessário para continuar o podcast sem que o mesmo não perdesse a qualidade das entrevistas ou áudio. Foi muito difícil simplesmente abandonar o projeto às moscas, sem sequer dar alguma explicação a vocês que sempre acompanhou o podcast... por isso, quero então pedir 1,000 desculpas e que perdoem esta minha falta de profissionalismo.

Durante os muitos meses que o podcast ficou parado, foram muitos os e-mails e comentários de amigos e ouvintes perguntando se o projeto estava realmente morto ou se existia alguma chance de trazê-lo de volta ao ar, e eu sempre respondi que estava sem tempo livre, nem mesmo para editar o áudio, então a resposta era não.

more ...

Enrico Nicoletto e Rafael Ferreira: Projeto GNOME


Projeto GNOME

Projeto GNOME

Depois de vários meses sem "fora do ar", tenho o grande prazer em trazer mais um episódio sobre o projeto GNOME! Desta vez convidei o Enrico Nicoletto e Rafael Ferreira para conversar sobre o processo de traduções, que mais uma vez promete entregar mais uma versão completamente traduzida para o nosso bom português!

A entrevista aconteceu "na estrada" quando eu estava voltando de viagem, e acabei gravando o episódio de um hotel lá em Richmond no estado da Virgínia. Mesmo com alguns problemas iniciais (teve uma hora que minha conexão caiu, mas eu consegui voltar logo), eu consegui bater um papo super legal com o Enrico e Rafael sobre como todo o processo de traduções, desde como eles entraram para a equipe oficial, até como chegaram a ser os administradores da equipe brasileira.

O episódio todo ficou com um pouco mais de 30 minutos, mas para quem quizer assistir o vídeo vocês poderão escutar sobre outros temas que acabaram ficando de fora na hora da edição (devido ao tamanho final do podcast), como seus planos para o futuro da equipe.

more ...

Everaldo Canuto: Toca do Canuto


Everaldo Canuto: Toca do Canuto

Everaldo Canuto: Toca do Canuto

Eu conheci o Everaldo em uma tarde super calorenta durante a abertura do evento GUADEC nas Ilhas Canárias. O mais interessante foi que não demorou mais que um dia para que nossa amizade se tornasse igual aquelas amizades que fazemos quando criança... aquelas pessoas que não importa o tempo ou a distância, você sempre fica feliz de encontrar e bater um papo!

O Everaldo teve uma das oportunidades que eu sempre sonhei em ter: trabalhar lado a lado com o Miguel de Icaza, um dos fundadores do Projeto GNOME, figura quase que mitológica do mundo do software livre e hoje empresário com várias companhias de sucesso em seu histórico! Ele também trabalhava com a tecnologia .NET numa época quando qualquer coisa que fosse remotamente relacianada à Microsoft era motivo para perseguição e "trollage" pelos apoiadores mais zelosos do Linux. Durante grande parte de nosso bate-papo, conversamos sobre como que ele foi parar na Novell trabalhando para a equipe do Miguel, como era o dia-a-dia lidando com o sentimento anti- Microsoft, quais tecnologias ele recomenda para quem está começando a trabalhar na área de TI, o "problema" do Java, e sobre seu mais novo projeto, Toca do Canuto.

more ...

Alexandre Gaigalas: Yahoo


Alexandre Gaigalas: Yahoo

Alexandre Gaigalas: Yahoo

Seja bem-vindo à mais um episódio, desta vez com o Alexandre Gaigalas que trabalha como engenheiro de software da Yahoo no Brasil! Durante nosso bate-papo conversamos sobre o que ele faz na Yahoo, em quais projetos que trabalha, e acabei descobrindo que ele é mais um exemplo de uma pessoa que teve seu trabalho perante uma comunidade de software livre reconhecido, levando-o a ser indicado para trabalhar em uma companhia de nome! Conversamos sobre o recente anúncio que a CEO Marissa Mayer fez, declatando que não se poderá mais trabalhar remotamente na Yahoo, sobre o efeito que isso teve na moral dos empregados, e como que a sua vinda está transformando a companhia em uma empresa mais moderna e com mais atenção à qualidade de seus produtos e bem-estar de seus empregados.

Mais uma coisa bacana que aconteceu durante a gravação foi um commit que o Alexandre fez ao-vivo para o código do Respect Doc em homenagem ao podcast! :)

more ...

Edição de 2 Anos - Og Maciel: Red Hat


Og Maciel: Red Hat

Og Maciel: Red Hat

Usando um velho cliché, realmente parece que foi somente ôntem que eu e o Evandro, um dia batendo papo pelo Skype, resolvemos iniciar um programa de podcast para entrevistar as personalidades do mundo de software livre brasileiro, e tentar conhecer um pouco mais sobre os "bastidores" de suas vidas, seus gostos e desgostos. A idéia era fazer algo diferente e tentar passar para os ouvintes um pouco das coisas que afetaram a vida das pessoas que muitos só conhecem através de perfís online ou e-mails em listas de discussões... enfim, um podcast "bom para castálio"! Passados 50 episódios, no dia 16 de fevereiro este projeto completou 2 anos de vida!

Para comemorar este nosso marco histórico, resolvi atender os pedidos de alguns ouvintes e tentar novamente publicar uma entrevista comigo mesmo! Para as pessoas que acompanham o podcast, vocês devem se lembrar que o nosso episódio piloto foi comigo também, numa época onde ainda estávamos explorando um formato e testando as tecnologias que iríamos usar. Naquela época nem existia o Top 5 ainda! Então, uma vez que decidi fazer a entrevista "Part 2", eu precisava encontrar alguém para me entrevistar, já que o Evandro não participa desde o terceiro episódio. Duas pessoas se prontificaram a desempenhar este papel, todos eles amigos que me conhecem há alguns anos e mais que capazes de fazer perguntas interessantes... e no final eu pedi ao meu amigo KurtKraut (que já foi entrevistado aqui) para me entrevistar.

O nosso bate-papo, que foi publicado ao vivo pelo Youtube, rolou por mais de 1 hora, e durante estes 60+ minutos conversamos sobre a origem do meu nome, como que eu vim parar nos Estados Unidos há 21 anos atrás, minha carreira como programador, minha vinda para a Carolina do Norte, sobre o Ubuntu, compilando kernels, trabalhando na Red Hat, privacidade, e meu Top 5!

more ...

Luciano Ramalho: Oficinas Turing


Luciano Ramalho: Oficinas Turing

Luciano Ramalho: Oficinas Turing

Um dias destes eu estava procurando documentação sobre umas coisas da linguagem python quando me deparei com uma apresentação do Luciano Ramalho, o entrevistado deste episódio deste episódio. O que me chamou atenção não foi nem tanto a qualidade do material ou a didática do mesmo, mas sim o fato do autor ser brasileiro E por ter feito tudo em inglês. Claro que, se você vive no Brasil e trabalha ou convive com quem trabalha com python, o nome do Luciano não lhe deve ser estranho. Mas para mim, que moro há 21 anos no exterior, foi uma descoberta super maneira!

Quanto mais eu pesquisei sobre ele, mais animado eu ficava em conhecer "a pessoa por trás dos slides" das apresentações Python - Encapsulation with Descriptors e Iterators & generators: the Python Way. Mais gostoso ainda foi descobrir que estas apresentações são inéditas no público brasileiro e serão apresentadas na PyCon americana este ano! Durante nosso bate-papo, o Luciano me contou como que foi a criação da Associação Python Brasil, quais foram seus primeiros objetivos e como foi o seu primeiro mandato como presidente da mesma. Também discutimos sobre os vários frameworks que existem para quem quer ser programador web com python, alguns fatos interessantes sobre o Zope, Plone, Flask, e Web2Py, e quais delas ele recomenda para quem está iniciando no mundo de programação.

more ...

Fabiano Fidêncio: Red Hat


Fabiano Fidêncio: Red Hat

Fabiano Fidêncio: Red Hat

Para o primeiro episódio de 2013 eu tive o prazer de entrevistar o Fabiano Fidêncio, recém contratado pela Red Hat! Durante nosso bate-papo o Fabiano conta como que ele aprendeu a programar "de verdade" na ProFUSION e como que de usuário GNOME, ele se transformou em desenvolvedor quando começou a trabalhar no GNOME Boxes e libosinfo pelo Google Summer of Code. Sua participação neste projeto foi muito interessante, já que ele teve de aproveitar um código base escrito por uma pessoa da Red Hat e refatorar para que ficasse mais limpo e genérico, algo que não é super fácil de fazer. O projeto acabou virando mais que um hobby, e devido ao seu trabalho o Fabiano acabou sendo contratado para trabalhar na Red Hat a partir de março! Não vou revelar qual o projeto que ele vai trabalhar (você vai ter de escutar o episódio), mas além de trabalho novo, ele também vai se mudar do Brasil para uma cidade européia, onde cerveja é mais barato que água!

more ...

Julian Fernandes: Ubuntu BR SC


Julian Fernandes: Ubuntu BR SC

Julian Fernandes: Ubuntu BR SC

Demorou mais chegou!!! Devido a problemas pessoais eu infelizmente fiquei um pouco sem tempo para agendar as minhas entrevistas, mas te garanto que foi super difícil para mim deixar de publicar a cada 2 semanas. Mas nada como um pouco de tempo para colocar a vida de novo nos trilhos, e eu quero agradecer a todos que me enviaram mensagems de apoio aqui, por e-mail e pelas várias redes sociais que uso!

Então, para celebrar a nossa volta, quero dedicar este episódio ao André Gondim, que há um ano atrás nos deixou de uma forma tão súbita! O André foi parte da vida de muitas pessoas, e na minha opinião, a "cara" do Ubuntu no Brasil!

O convidado deste episódio é o Julian Fernandes, um dos criadores e mantenedores do Ubuntu BR SC, um dos sites mais visitados pelos usuários de Linux (e não só usuários do Ubuntu Linux, diz o Julian) brasileiros buscando notícias ou tutoriais para dar uma "perfumada" em seus sistemas ou configurar algum dispositivo ou serviço! Com uma média de 8 a 10 mil visitantes por dia, o Ubuntu BR SC conta com uma equipe super dinâmica que está sempre adicionando conteúdo ou respondendo os comentários e perguntas de seus visitantes.

more ...