Logo

Um podcast inspirado prá castálio!

Edição De 2 Anos - Og Maciel: Red Hat

Usando um velho cliché, realmente parece que foi somente ôntem que eu e o Evandro, um dia batendo papo pelo Skype, resolvemos iniciar um programa de podcast para entrevistar as personalidades do mundo de software livre brasileiro, e tentar conhecer um pouco mais sobre os "bastidores" de suas vidas, seus gostos e desgostos. A idéia era fazer algo diferente e tentar passar para os ouvintes um pouco das coisas que afetaram a vida das pessoas que muitos só conhecem através de perfís online ou e-mails em listas de discussões... enfim, um podcast "bom para castálio"! Passados 50 episódios, no dia 16 de fevereiro este projeto completou 2 anos de vida!

Para comemorar este nosso marco histórico, resolvi atender os pedidos de alguns ouvintes e tentar novamente publicar uma entrevista comigo mesmo! Para as pessoas que acompanham o podcast, vocês devem se lembrar que o nosso episódio piloto foi comigo também, numa época onde ainda estávamos explorando um formato e testando as tecnologias que iríamos usar. Naquela época nem existia o Top 5 ainda! Então, uma vez que decidi fazer a entrevista "Part 2", eu precisava encontrar alguém para me entrevistar, já que o Evandro não participa desde o terceiro episódio. Duas pessoas se prontificaram a desempenhar este papel, todos eles amigos que me conhecem há alguns anos e mais que capazes de fazer perguntas interessantes... e no final eu pedi ao meu amigo KurtKraut (que já foi entrevistado aqui) para me entrevistar.

O nosso bate-papo, que foi publicado ao vivo pelo Youtube, rolou por mais de 1 hora, e durante estes 60+ minutos conversamos sobre a origem do meu nome, como que eu vim parar nos Estados Unidos há 21 anos atrás, minha carreira como programador, minha vinda para a Carolina do Norte, sobre o Ubuntu, compilando kernels, trabalhando na Red Hat, privacidade, e meu Top 5!

Bastidores: quando gravamos a entrevista, nós tivemos que lutar contra alguns problemas técnicos e depois de muita tentativa tivemos que fazer uma decisão importante: ou gravar a entrevista somente por áudio usando o Skype e não ter o vídeo, ou gravar o vídeo mas sem que a voz do KurtKraut fosse gravada! No final das contas, esprememos nossos cérebros e conseguimos fazer as duas coisas juntas. No vídeo vocês escutam a voz do Kurt saindo das caixas de som do meu laptop, enquanto conversávamos pelo Skype usando outro sistema! :)

Escute Agora

Contato

Top 5

Aplicativos:

  1. Vim
  2. Emacs
  3. Openbox
  4. i3
  5. iPython
  6. Terminator
  7. Git

Livros:

  1. Maria José Dupré
  2. O Cachorrinho Samba
  3. A Mina de Ouro
  4. A Montanha Encantada
  5. Monteiro Lobato
  6. Série Vaga-lume
  7. O Sítio do Picapau Amarelo
  8. Isaac Asimov
  9. Jules Verne
  10. Homero
  11. A Odisseia
  12. Mark Twain
  13. The Adventures of Tom Sawyer
  14. Edgar Allan Poe
  15. Kit Carson

Filmes:

  1. Blade Runner
  2. The Good, The Bad and The Ugly
  3. Beau Geste
  4. Sessão da Tarde
  5. Os Trapalhões
  6. Pulp Fiction
  7. Snatch
  8. Syriana
  9. The Ides of March

Músicas:

  1. Legião Urbana
  2. Os Paralamas do Sucesso
  3. Ultraje a Rigor
  4. Titãs
  5. Barão Vermelho
  6. Capital Inicial
  7. Dire Straits
  8. Pink Floyd
  9. Led Zeppelin
  10. The Doors
  11. The Cure

Links

Tags

.net bitbucket fabiano fidêncio fedora linux fernando collor de mello foresight linux gentoo linux github gnome google reader google summer of code irc kurtkraut lxde miguel de icaza og mandino openbox oracle pl/sql python red hat richard stallman rpath scrum selenium slackware linux twitter ubuntu brasil ubuntu linux ubuntu uds visual basic xfce


Luciano Ramalho: Oficinas Turing
Alexandre Gaigalas: Yahoo
comments powered by Disqus
-