Logo

Um podcast inspirado prá castálio!

Episódio 88: Episódio Especial De 6 Anos

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje trazemos um episodio para comemorar os 6 anos de Castálio Podcast. Para deixar ainda mais especial, gravamos o episódio no dia exato em que o Castálio fez aniversário, dia 16 de fevereiro de 2017. Além disso, tivemos a participação de nossos ouvintes que nos enviaram doze perguntas, spoiler: respondemos todas elas.

Escute enquanto lê os show notes


Começamos falando sobre a historia do Castálio desde o primeiro o episódio até o último lançado no momento da gravação, o episodio 87. Como não poderia faltar, falamos como o nome do podcast foi escolhido.

Em clima de comemoração, fizemos o sorteio de mais uma caneca do Castálio, entre os ouvintes que nos enviaram as perguntas. Se você nos enviou uma pergunta e quer saber se ganhou, acesse o link do resultado mas não deixe de escutar o episódio :).

Em seguida, falamos sobre algumas estatísticas: número de episódios publicados, qual o tempo para produzir um episódio e a estimativa de quanto tempo gasto para produzir todos, o episódio mais escutado, custos para manter o podcast e quais foram as pessoas que participaram como hosts até hoje.

Depois abrimos as doze perguntas que recebemos dos nossos ouvintes e respondemos uma a uma. Tivemos todo o tipo de pergunta e esperamos que vocês curtam as respostas. Segue a lista de ouvintes e suas perguntas:

  • Diego Tumelero: "Pergunta para o OG: Qual a origem do nome do podcast?"
  • Eduardo Klosowski: "No Castálio, além das perguntas aos convidados sobre tecnologia, sempre tem algumas perguntas que fogem do tema, como livros, estilo de vida e afins. Qual desses temas vocês mais se surpreenderam e gostaram de conhecer? Chegaram a mudar alguma coisa nas suas vidas depois que passaram a conhecer mais sobre esse tema? Algum tema que se não fosse pelos convidados, nunca teria imaginado que seria tão interessante?"
  • Élysson Mendes Rezende: "Qual a diferenca entre linguagens fortemente tipadas e linguagens fracamente tipadas? Quais linguagens se encaixam em cada categoria"
  • Gleydson: "A pergunta é pra todos. Como vocês reagiram com a pressão por manter um sistema em uma empresa? Digo a pressão de não poder errar e da cobrança, principalmente no início das carreiras de vocês. "
  • Grão Malique Izhaq: "Og: quanto voce gastou para tocar o Castalio do inicio ate hoje? Por gentileza responda com unidades de bala juquinha e gol1000"
  • Jorge Costa: "Manter um podcast por tanto tempo é desafiador. O que lhes faz continuar produzindo e editando um programa técnico e com pouco apelo comercial em relação aos casts de variedades ou cultura pop/geek?"
  • Kurt Kraut: "Gostaria de saber os softwares utilizados na gravação, edição e distribuição do Castálio e perguntar de forma despretenciosa, que tipo de coisa foi dita pelo entrevistado que não podia ir para o ar de modo algum? Contem o milagre sem dizer o nome do santo :D"
  • Luiz Fernando: "Quais o planos para o futuro?"
  • Sebastião S.M. Júnior: "Poderiam fazer um episódio sobre compiladores Python, por exemplo Pypy, Nuitka, etc."
  • Tarcísio Ferraz: "Qual recomendação do top 5 te surpreendeu muito? Qual tecnologia/conceito você aprendeu com o convidado que se provo útil depois? Qual episódio você geralmente recomenda para novos ouvintes? Quais pessoas você deseja muito entrevistar? Para os convidados também: Qual tecnologia está na sua lista para aprender? o que pode ajudar o open source no Brasil crescer ainda mais?"
  • Thiago Perrotta: "Em quase todos os episódios, ouvimos o top 5 dos convidados (filmes / séries / livros / música / podcasts...me esqueci de alguma coisa?). Mas, depois de vários episódios de Castálio, ainda não sei qual é o top 5 dos hosts! Bruno, Elyézer e Og, qual o top 5 de vocês nessas categorias?"
  • Wallysson de Lima Silva: "Quais as principais linguagens de programação e tecnologias vocês acham que devem ser aprendidas pensando no mercado de trabalho brasileiro?"

Como o Castálio não seria o Castálio se não fosse pelo Top 5, não poderíamos deixar ele de lado. Aliás, podemos considerar que foi um Top 15, já que o Bruno Rocha, o Elyézer Rezende e o Og Maciel fizeram seu Top 5.

Top 5 Bruno Rocha

Livros:

  1. De Alma para Alma
  2. O Triste Fim de Policarpo Quaresma
  3. The Paradox of Choice
  4. A Politica Sexual Da Carne
  5. Programming in Lua
  6. Python Essential Reference

Filmes:

  1. O Poderoso Chefão
  2. Scarface
  3. Cinema Paradiso
  4. The Office
  5. Derek
  6. Charlie Chaplin - O Grande Ditador

Músicas:

  1. Anathema
  2. Jethro Tull
  3. Black Sabbath
  4. Kreator
  5. Nicola Arigliano

Top 5 Elyézer Rezende

Livros:

  1. O Monge e o Executivo
  2. O Conselheiro
  3. Dive into Python
  4. Aprendendo Python
  5. Practical Vim
  6. Python Fluente
  7. Expressões Regulares

Filmes:

  1. The Avengers
  2. A Espera de um Milagre
  3. A Onda
  4. O Menino do Pijama Listrado
  5. The Matrix
  6. Batman
  7. Vikings
  8. The Flash
  9. Arrow
  10. Luke Cage
  11. Demolidor
  12. Van Helsing
  13. Dragon Ball Z
  14. Os Cavaleiros do Zodíaco
  15. Charlie Chaplin - Tempos Modernos

Músicas:

  1. Linkin Park
  2. Fort Minor
  3. Hardwell
  4. Nicky Romero
  5. W&W
  6. Queen
  7. Scorpions
  8. Michael Jackson
  9. 2Cellos

Top 5 Og Maciel

Livros:

  1. Os Meninos da Rua Paulo
  2. Dandelion Wine
  3. As Vinhas da Ira
  4. Dom Casmurro
  5. Capitães da Areia
  6. Maria José Dupré
  7. Monteiro Lobato
  8. Série Vaga-lume
  9. Série Vaga-lume
  10. Turma da Mônica
  11. Tio Patinhas
  12. Tex
  13. Ken Parker
  14. Zagor
  15. Jules Verne
  16. Isaac Asimov

Filmes:

  1. Blade Runner
  2. Pulp Fiction
  3. Snatch
  4. The Big Lebowski
  5. O Brother, Where Art Thou?
  6. The Good, The Bad and The Ugly
  7. Beau Geste
  8. Caverna do Dragão
  9. Sessão da Tarde
  10. Sítio do Pica-Pau Amarelo
  11. Os Trapalhões

Músicas:

  1. Legião Urbana
  2. Dire Straits
  3. Engenheiros do Hawaii
  4. Os Paralamas do Sucesso
  5. Pink Floyd
  6. Led Zeppelin
  7. Nirvana
  8. Ella Fitzgerald
  9. Etta James

Antes de finalizar o post, não podemos deixar de agradecer a todos que de alguma forma fizeram parte do Castálio Podcast nesses 6 anos. Não deixe de deixar seu comentário, pois ele tem um valor muito grande e nos dá forca para continuar. Deixe seus comentários aqui no site, ou no Twitter ou no Facebook.

Que venham muito mais anos, até o próximo episódio.

Ainda não ouviu? escute agora!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.

Tags

castalio aniversario og maciel bruno rocha elyezer rezende top 5


Episódio 87: Linguagem De Programação Go - Parte 2
Episódio 89: Tech News E Review Do Livro Ready Player One
comments powered by Disqus
-