Episódio 88: Episódio Especial de 6 Anos

6 anos de Castálio Podcast e contando...

Olá pessoal e sejam bem-vindos à mais um episódio do Castálio Podcast!

No episódio de hoje trazemos um episodio para comemorar os 6 anos de Castálio Podcast. Para deixar ainda mais especial, gravamos o episódio no dia exato em que o Castálio fez aniversário, dia 16 de fevereiro de 2017. Além disso, tivemos a participação de nossos ouvintes que nos enviaram doze perguntas, spoiler: respondemos todas elas.

Escute enquanto lê os show notes


Começamos falando sobre a historia do Castálio desde o primeiro o episódio até o último lançado no momento da gravação, o episodio 87. Como não poderia faltar, falamos como o nome do podcast foi escolhido.

Em clima de comemoração, fizemos o sorteio de mais uma caneca do Castálio, entre os ouvintes que nos enviaram as perguntas. Se você nos enviou uma pergunta e quer saber se ganhou, acesse o link do resultado mas não deixe de escutar o episódio :).

Em seguida, falamos sobre algumas estatísticas: número de episódios publicados, qual o tempo para produzir um episódio e a estimativa de quanto tempo gasto para produzir todos, o episódio mais escutado, custos para manter o podcast e quais foram as pessoas que participaram como hosts até hoje.

Depois abrimos as doze perguntas que recebemos dos nossos ouvintes e respondemos uma a uma. Tivemos todo o tipo de pergunta e esperamos que vocês curtam as respostas. Segue a lista de ouvintes e suas perguntas:

  • Diego Tumelero: "Pergunta para o OG: Qual a origem do nome do podcast?"
  • Eduardo Klosowski: "No Castálio, além das perguntas aos convidados sobre tecnologia, sempre tem algumas perguntas que fogem do tema, como livros, estilo de vida e afins. Qual desses temas vocês mais se surpreenderam e gostaram de conhecer? Chegaram a mudar alguma coisa nas suas vidas depois que passaram a conhecer mais sobre esse tema? Algum tema que se não fosse pelos convidados, nunca teria imaginado que seria tão interessante?"
  • Élysson Mendes Rezende: "Qual a diferenca entre linguagens fortemente tipadas e linguagens fracamente tipadas? Quais linguagens se encaixam em cada categoria"
  • Gleydson: "A pergunta é pra todos. Como vocês reagiram com a pressão por manter um sistema em uma empresa? Digo a pressão de não poder errar e da cobrança, principalmente no início das carreiras de vocês. "
  • Grão Malique Izhaq: "Og: quanto voce gastou para tocar o Castalio do inicio ate hoje? Por gentileza responda com unidades de bala juquinha e gol1000"
  • Jorge Costa: "Manter um podcast por tanto tempo é desafiador. O que lhes faz continuar produzindo e editando um programa técnico e com pouco apelo comercial em relação aos casts de variedades ou cultura pop/geek?"
  • Kurt Kraut: "Gostaria de saber os softwares utilizados na gravação, edição e distribuição do Castálio e perguntar de forma despretenciosa, que tipo de coisa foi dita pelo entrevistado que não podia ir para o ar de modo algum? Contem o milagre sem dizer o nome do santo :D"
  • Luiz Fernando: "Quais o planos para o futuro?"
  • Sebastião S.M. Júnior: "Poderiam fazer um episódio sobre compiladores Python, por exemplo Pypy, Nuitka, etc."
  • Tarcísio Ferraz: "Qual recomendação do top 5 te surpreendeu muito? Qual tecnologia/conceito você aprendeu com o convidado que se provo útil depois? Qual episódio você geralmente recomenda para novos ouvintes? Quais pessoas você deseja muito entrevistar? Para os convidados também: Qual tecnologia está na sua lista para aprender? o que pode ajudar o open source no Brasil crescer ainda mais?"
  • Thiago Perrotta: "Em quase todos os episódios, ouvimos o top 5 dos convidados (filmes / séries / livros / música / podcasts...me esqueci de alguma coisa?). Mas, depois de vários episódios de Castálio, ainda não sei qual é o top 5 dos hosts! Bruno, Elyézer e Og, qual o top 5 de vocês nessas categorias?"
  • Wallysson de Lima Silva: "Quais as principais linguagens de programação e tecnologias vocês acham que devem ser aprendidas pensando no mercado de trabalho brasileiro?"

Como o Castálio não seria o Castálio se não fosse pelo Top 5, não poderíamos deixar ele de lado. Aliás, podemos considerar que foi um Top 15, já que o Bruno Rocha, o Elyézer Rezende e o Og Maciel fizeram seu Top 5.

Top 5 Bruno Rocha

Livros:

  1. De Alma para Alma
  2. O Triste Fim de Policarpo Quaresma
  3. The Paradox of Choice
  4. A Politica Sexual Da Carne
  5. Programming in Lua
  6. Python Essential Reference

Músicas:

  1. Anathema
  2. Jethro Tull
  3. Black Sabbath
  4. Kreator
  5. Nicola Arigliano

Filmes:

  1. O Poderoso Chefão
  2. Scarface
  3. Cinema Paradiso
  4. The Office
  5. Derek
  6. Charlie Chaplin - O Grande Ditador

Top 5 Elyézer Rezende

Livros:

  1. O Monge e o Executivo
  2. O Conselheiro
  3. Dive into Python
  4. Aprendendo Python
  5. Practical Vim
  6. Python Fluente
  7. Expressões Regulares

Músicas:

  1. Linkin Park
  2. Fort Minor
  3. Hardwell
  4. Nicky Romero
  5. W&W
  6. Queen
  7. Scorpions
  8. Michael Jackson
  9. 2Cellos

Filmes:

  1. The Avengers
  2. A Espera de um Milagre
  3. A Onda
  4. O Menino do Pijama Listrado
  5. The Matrix
  6. Batman
  7. Vikings
  8. The Flash
  9. Arrow
  10. Luke Cage
  11. Demolidor
  12. Van Helsing
  13. Dragon Ball Z
  14. Os Cavaleiros do Zodíaco
  15. Charlie Chaplin - Tempos Modernos

Top 5 Og Maciel

Livros:

  1. Os Meninos da Rua Paulo
  2. Dandelion Wine
  3. As Vinhas da Ira
  4. Dom Casmurro
  5. Capitães da Areia
  6. Maria José Dupré
  7. Monteiro Lobato
  8. Série Vaga-lume
  9. Série Vaga-lume
  10. Turma da Mônica
  11. Tio Patinhas
  12. Tex
  13. Ken Parker
  14. Zagor
  15. Jules Verne
  16. Isaac Asimov

Músicas:

  1. Legião Urbana
  2. Dire Straits
  3. Engenheiros do Hawaii
  4. Os Paralamas do Sucesso
  5. Pink Floyd
  6. Led Zeppelin
  7. Nirvana
  8. Ella Fitzgerald
  9. Etta James

Filmes:

  1. Blade Runner
  2. Pulp Fiction
  3. Snatch
  4. The Big Lebowski
  5. O Brother, Where Art Thou?
  6. The Good, The Bad and The Ugly
  7. Beau Geste
  8. Caverna do Dragão
  9. Sessão da Tarde
  10. Sítio do Pica-Pau Amarelo
  11. Os Trapalhões

Antes de finalizar o post, não podemos deixar de agradecer a todos que de alguma forma fizeram parte do Castálio Podcast nesses 6 anos. Não deixe de deixar seu comentário, pois ele tem um valor muito grande e nos dá forca para continuar. Deixe seus comentários aqui no site, ou no Twitter ou no Facebook.

Que venham muito mais anos, até o próximo episódio.

Ainda não ouviu? escute agora!

Music (Música): Ain't Gonna Give Jelly Roll by Red Hook Ramblers is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (aka Music Sharing) License.

Tags

castalio aniversario og maciel bruno rocha elyezer rezende top 5

Comentários

comments powered by Disqus