Logo

Um podcast inspirado prá castálio!

Castálio Podcast: Primeiro Ano E Bastidores

No dia 16 de fevereiro de 2011, de forma simples e despretenciosa, foi publicado o primeiro episódio do Castálio Podcast! Veterano de alguns podcast nos últimos anos (quem ainda se lembra do Ubuntu Brasil e Foocast podcasts?), foi com um pouco de incerteza que eu decidi iniciar este projeto “com o objetivo de entrevistar e ao mesmo tempo apresentar pessoas e projetos que sejam fonte de inspiração para os ouvintes”.

“O Castalio é sensacional e muito bem feito. O Og conduz tudo muito bem e as entrevistas são descontraídas, de uma forma bem natural. Os entrevistados também são sempre especiais e interessantes, pois são parte da grupo que realmente fazem algo para a comunidade.

A verdade é que sempre que escuto o Castalio me dá aquela vontade de estar em uma mesa de bar com o Og e o entrevistado. Enfim, esse podcast é extremamente recomendado.

Ah! E, por favor, alguém entreviste o Og algum dia.” - Hugo Doria

Invés de juntar com uns amigos e discutir sobre tecnologia e assuntos do dia, eu queria fazer algo um pouco mais diferente e evitar aquela rotina típica, e fazer um programa no estilo entrevistas, igual aos “talk shows” que passam tarde da noite na televisão. E foi mais ou menos com esta meta que eu iniciei o processo de entrevistar uma pessoa de 15 em 15 dias, e publicar um episódio da forma mais profissional possível.

“Bate-papo informal com nomes de que você encontra facilmente em listas de discussões na Internet? Castalio podcast é o lugar.” - Diego Búrigo Zacarão

Durante o percurso dos últimos 12 meses eu tive de aprender muitas coisas relacionadas ao processo de edição de áudio, uma coisa que até então era “terra incognita” para mim. Dependendo do microfone do convidado, da qualidade da internet e do ambiente onde eu, aqui na Carolina do Norte, e meu convidado, em algum lugar no Brasil na maioria das vezes, eu tinha de aprender um novo truque ou técnica para melhorar a qualidade do áudio, remover ruídos, ou até mesmo fazer o bate-papo mais fluído sem longas pausas.

“Acompanho o Castálio Podcast há algum tempo e o considero uma excelente voz para os membros da comunidade livre brasileira. Informativo, mas sempre na forma de uma conversa agradável! Além disso, também está se tornando um verdadeiro ‘portal do tempo’ que permite aos membros recentes saberem mais sobre os primórdios. Parabéns ao Og pela iniciativa e por todo o esforço!” - Marcelo Hashimoto

Ao mesmo tempo que eu queria publicar um áudio legal, eu também queria providenciar mais informações sobre os tópicos discutidos no episódio para que o ouvinte pudesse depois buscar mais informações na internet. Foi aí que eu comecei a incluir links para todos os termos, assuntos, músicas, filmes, e livros que de uma certa forma compoem a vida do convidado.

Entre a composição do post que acompanha todos os episódios, e a edição do áudio, eu gastava no mínimo umas 4 ou 5 horas. Como isso acontecia de 2 em 2 semanas, até que não era tão ruim, mas como eu ainda estava trabalhando uma média de 60+ horas por semana, e ao mesmo tempo desempenhando o papel de pai para duas filhas que querem (e com razão) a presença e total atenção de seu pai em casa, eu percebi que eu precisava fazer algo para melhorar o meu trabalho.

“O Podcast do OgMaciel é uma contribuição ímpar para as comunidades de Software Livre no Brasil. Sem essas histórias de bastidores, a essência das comunidades se perde pois as comunidades são feitas de pessoas e suas iniciativas e motivações pessoais. Em suma, esta é a verdadeira história do SL no Brasil e você está contando! Parabéns, Og!” - acris

Para quem não sabe, profissionalmente eu trabalho na criação de testes e automatização de máquinas virtuais, e quando não estou lidando com as coisas relacionadas do trabalho, estou sempre criando alguns programinhas (scripts) para simplificar os processos repetitivos do meu dia a dia, por mais insignificantes que elas possam parecer para outros. Se existe algo que eu tenho de executar várias vezes por dia, vários dias na semana, logo, logo eu tento automatizar.

Não demorou muito para eu escrever um programa em Python para automatizar a geração do código HTML que eu uso para escrever o sumário, e adicionar links para todos os termos, músicas (pelo Last.FM), filmes (pelo IMDB), e livros (pelo Amazon.com). Como eu tomo notas de tudo que acontece na entrevista durante a edição do áudio, é só passar estas notas para o meu programa, e pronto!

“Participar do Castálio Podcast foi, sem dúvida, uma das oportunidades mais interessantes que tive na comunidade de código aberto. Entretanto, melhor do que isso foi conhecer meus próprios amigos e colegas sob uma perspectiva diferente, por meio de episódios sempre divertidos e inusitados.” - Igor Soares

Uma vez que eu demorava menos tempo compondo o post, eu tive mais tempo para me dedicar a pesquisar mais sobre os entrevistados, montar uma pauta (se bem que as entrevistas são tão informais que nem precisa de uma) e descobrir algumas coisinhas que não são tão conhecidas do público, como, se a pessoa pratica algum esporte, gosta de cozinhar, sonha em conhecer a Austrália, estes tipos de coisas. Foram várias vezes que eu peguei alguns convidados de surpresa ao perguntar sobre coisas que eles provavelmente pensavam que ninguem sabia. Na minha opinião, isso só ajudou a descontrair o bate-papo e mostrar o lado mais “humano” da pessoa.

Bem, hoje então estou celebrando o primeiro ano de vida do podcast! Publicando um novo episódio a cada 2 semanas, com direito a episódios especias fora de hora (como o episódio em homenagem ao André Gondim e sobre o Conectiva Linux), eu sei que eu não estaria celebrando este marco tão importante se não fosse pela paciência, entusiasmo e disponibilidade dos meus convidados, e sem o apoio dos amigos e de todos vocês que participam com comentários e e-mails desde o primeiro dia de vida!

“Feliz aniversário! O Castálio Podcast foi uma das melhores novidades de 2011, e é bom ver ele evoluindo para trazer séries (como a que conversou com várias pessoas que fizeram o histórico dos tempos áureos da Conectiva, e a próxima série que vai tratar da comunidade nacional de outra distribuição) que expõem detalhes que mesmo os participantes das comunidades em questão geralmente desconhecem, e o fazem de maneira leve e interessante. Continue com o sucesso!” - Augusto Campos

Então muitíssimo obrigado a todos vocês que, de uma forma ou outra participaram do processo deste projeto, e espero poder trazer uma nova série de entrevistados e assuntos neste ano de 2012, e poder compartilhar com vocês um pouco de destes bate-papos prá lá de interessantes e divertidos!

Tags

aniversário bastidores

comments powered by Disqus