Logo

Um podcast inspirado prá castálio!

Livros - Maio De 2015

O mês de maio foi com certeza um doa meses mais ‘curtos’ deste ano para mim… Talvez foi a minha viagem a Israel a trabalho, o que me deixou bem desnorteado devido ao fuso horário e o tempo que passei entre vôos e aeroportos. De qualquer modo, continuei com a minha rotina de dedicar pelo menos 1 hora à leitura. Desta vez minha lista de livros lidos inclui o que pode ser considerado um livro técnico (Apprenticeship Patterns: Guidance for the Aspiring Software Craftsman), o que não deixa de ser um pouco atípico comparado com os meses anteriores. Eu também me controlei mais e comprei somente 3 livros usados. Mas no mês de junho vou aproveitar que vai ser meu aniversário (dia 8 de junho) e pedir livros do meu Wish List no Amazon :)

Lidos

O livro I’m a Lebowski, You’re a Lebowski: Life, The Big Lebowski, and What Have You eu decidi ler no meu vôo para Israel (foram mais de 17 horas no total) e foi escolhido porque o filme, The Big Lebowski é um dos meus filmes favoritos e eu precisava de algo engraçado para me destrair. Confesso que eu esperava que o livro ia ser mais engraçado, mas acabou sendo mais um livro de ’trivia’ sobre o filme, os diretores, os atores e como que certas cenas foram filmadas. Sim, tiveram algumas partes engraçadas, e no final do livro (terminei antes do avião aterrizar em Tel Aviv) fiquei com uma puta vontade de assistir o filme novamente. Quando eu voltei de viagem, não deu outra: assisti mais uma vez o filme, junto com a esposa, e fui fazendo os comentários sobre as coisas que aprendi com o livro. :) Assistir o The Big Lebowski é comparável ao que os conhecedores de vinho dizem: fica melhor com o passar do tempo.

O The Brief Wondrous Life of Oscar Wao foi indicação da minha esposa de muito tempo, e que eu nunca colocava como prioridade (a fila dos livros que quero ler está ficando difícil de gerenciar). Acho que um dos maiores motivos porque eu ainda não tinha dado uma chance para este livro (e olha que ele até ganhou o [Pulitzer]{.title-ref} de ficção em 2008) é devido ao fato dele misturar o inglês e espanhol pelo livro todo, muitas vezes sem ter, na minha opinião, nenhum sentido ou motivo a não ser mostrar que o narrador e os personagens são dominicanos. Mesmo com esta dificuldade inicial, acabei lendo (e gostando) do livro devido a forma como que o autor apresentou os personagens, suas peculiaridades e formas de agir/pensar, e as descrições de alguns lugares em New Jersey, local onde eu vivi por muitos anos e onde grande maioria dos eventos do livro acontecem. Se o Junot Díaz tivesse escrito somente este livro usando esta mistura de idiomas (o que aqui chamamos de Spanglish) eu até que consigo entender porque ele ganhou o Pulitzer… mas segundo a minha esposa, outros livros dele também usam do mesmo ’estilo’. O livro é bom, mas suficiente para um Pulitzer? Eu não sei.

O Apprenticeship Patterns: Guidance for the Aspiring Software Craftsman é um daqueles livros que eu adoraria ter lido logo quando iniciei minha carreira neste mundo de tecnologia e open source. Tem muita dica boa nele, e por mais que ele não existia quando eu comecei a trabalhar, eu tenho o consolo de saber que de uma forma ou outra eu acabei aprendendo a grande maioria das coisas mencionadas ’the hard way’. Foi dando murro em ponta de faca que eu aprendi as coisas que hoje uso no meu dia-a-dia, tanto no trabalho quanto em casa (afinal de contas, minhas filhas não deixam de ser minhas ‘start ups’ hehe), e se tem um livro que eu recomendo para qualquer pessoa que deseja melhorar sua forma de pensar, agir, se comunicar com os outros, este livro é um must!

The Master and Margarita eu peguei na biblioteca pública da minha cidade e foi uma ‘dica’ que peguei lendo o By The Book: Writers on Literature and the Literary Life from The New York Times Book Review. Várias das pessoas entrevistadas neste livro mencionaram este livro como algo interessante, influencial e até mesmo cômico, então eu não tive dúvidas. Eu descreveria o livro como que uma ‘dark comedy’ (não sei como traduzir este termo) mas com um final meio que estilo fábula, com um caráter educativo e até mesmo moral. Imaginem se um dia o diabo, um capeta e um gato negro que fala e anda em duas patas aparecessem em Moscou e fizessem um baile de gala? A história do livro e mais ou menos por ai :)

Lendo

Dentre os livros que estou lendo neste momento(3), o que menos me impressionou até agora é o The Memoirs of Sherlock Holmes. Quando criança eu adorava o Sherlock Holmes e eu tinha uma expectativa que este livro seria tão bom quanto os livros que eu tinha lido antes. Mas infelizmente esta coleção de aventuras destiladas em um livro só são super maçantes e parecem terem sido escritas com muita pressa e com o objetivo único de ’encher linguiça’ para adicionar mais um livro ao repertório do Arthur Conan Doyle. Uma lástima…

O Cryptonomicon está na fila há alguns anos e como faz algum tempo que eu não leio uma boa ficção científica, joguei ele prá cima da lista :) E o Fluent Python do Luciano Ramalho eu comprei por dois motivos:

  1. O livro foi escrito pelo Luciano Ramalho e se isso não for motivo suficiente eu mudo de nome!
  2. Para quem gosta, curte, usa e vive/respira Python, este é o livro para se ter! O resto é referência :)

Comprados

Os livros do Gabriel Garcia Márquez eu comprei pela bagatela de $4 (quatro dólares) e estavam em supor boa condição! O Rabbit at Rest ainda estava faltando na minha coleção e um dia destes vou reservar umas semanas para ler a trilogia toda do John Updike!

Bem, mais uma vez eu espero que vocês tenham curtido este relatório mensal e, mais uma vez eu pergunto: o que você tem lido de interessante ultimamente? :)

Tags

Arthur Conan Doyle Bill Green Dave Hoover Gabriel Garcia Márquez John Updike Junot Díaz luciano ramalho Mikhail Bulgakov Neal Stephenson Pamela Paul

comments powered by Disqus